Ministério lança Sismama
Este ano, começa a ser implantado, em todo o País, um sistema para organizar as informações sobre o câncer de mama. É o Sismama que irá funcionar como um banco único de cadastro. Nele ficarão armazenados dados de todas as pacientes que realizarem mamografia pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Serão informações como, por exemplo, idade, tempo de procura para fazer o exame e estágio do tumor. A técnica da Divisão de Gestão da Rede Oncológica do Instituto Nacional do Câncer, Beatriz Kneipp, explica que esse sistema vai ajudar a conhecer melhor os números da doença no Brasil.
"Hoje, a gente, se quiser fazer um planejamento de quantas ultrassonografias, quantas biópsias serão necessárias a partir de exames alterados, a gente não tem dados brasileiros, a gente tem que utilizar estimativas de outros países. Que a população é diferente da nossa, que a população está exposta a outros fatores de riscos diferentes dos nossos. Então, é uma forma de a gente começar a ter os dados do nosso País".
Ainda em 2008 agentes de saúde de todo o pais foram capacitados para trabalhar com o novo sistema. O câncer de mama é a quinta maior causa de morte das mulheres em idade fértil, deixando para trás pneumonias, diabetes e até doenças cardiovasculares.
Fonte:Agência do Rádio



